PEDAGOGIA

PEDAGOGIA


Aut. Portaria Nº. 1.052 de 11/12/2008.
Publicação no Diário Oficial Nº. 142 de 12/12/2008.
Curso de Pedagogia – Licenciatura Plena
150 vagas totais anuais
Turno: Noturno

VER COPIA DO DIÁRIO OFICIAL

Público Alvo
• Concluintes do ensino médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada e estejam interessadas em trabalhar na área de Educação em ambientes escolares e/ou não escolares;
• Pessoas que buscam ampliar, atualizar ou aprofundar horizontes profissionais ou intelectuais;
• Interessados em buscar uma formação aprofundada dos principais campos teóricos que possuem o pensamento e o fazer pedagógico;
• Candidatos que desejam atuar na docência, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;
• Pessoas que desejam participar na gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas escolares e não escolares;
• Profissionais da educação e demais interessados na área de serviços e apoio educacional;
• Pessoas que desejam a formação superior na área. 

Objetivo

Possibilitar ao pedagogo o conhecimento e a compreensão crítica da realidade educacional brasileira e do pensamento pedagógico em suas diferentes influências e implicações. Habilitar o pedagogo, instrumentalizando-o com subsídios técnicos e metodológicos para uma prática de ensino e pesquisa reflexiva, visando a ação transformadora no contexto social em que está inserido. Promover o desenvolvimento da pesquisa científica, buscando novos conhecimentos pedagógicos mediadores de uma prática educativa de caráter interdisciplinar, considerando-se a pluralidade e a diversidade do conhecimento humano.

Finalidades

O curso de Pedagogia da Faculdade ITOP tem como pressuposto que educação é o processo responsável por criar condições para que todas as pessoas desenvolvam suas habilidades e aprendam os conteúdos necessários a construção dos instrumentos de compreensão da realidade e a participação em relações sociais amplas e diversificadas, fundamentos imprescindíveis para o exercício da cidadania e a formação integral do ser. A tendência da educação para as próximas décadas têm como pilares, por se constituírem vias de acesso ao conhecimento e ao convívio democrático: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser. Esta perspectiva enfoca uma nova concepção de educação escolar, dando uma nova dimensão ao trabalho e papel do professor e exige uma formação profissional voltada para o estudo da educação como uma prática social na sua globalidade, levando-se em conta a natureza, as finalidades, os processos formativos e os determinantes sócio-econômicos, políticos e culturais do ato de educar. Assim sendo, o Curso de Pedagogia destina-se à formação de profissionais da educação para atuarem na docência dos diversos níveis de ensino e na organização do trabalho pedagógico, quer no espaço escolar, quer em outras modalidades de educação e em outros espaços sociais onde a atuação deste profissional for requerida, sempre numa perspectiva de promover um ensino crítico e reflexivo que instrumentaliza o indivíduo a intervir na sociedade, tendo em vista a sua transformação e a construção da cidadania.

Mercado de Trabalho
O campo de atuação do pedagogo tem ampliado muito nos últimos anos, desenvolvendo trabalho educacional em diferentes esferas sociais como: escolas de educação básica seja como docente nas séries iniciais, educação infantil e educação especial, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal; em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar; desempenha as funções relacionadas a administração escolar, coordenação pedagógica e supervisão em estabelecimentos públicos e privados de ensino. O pedagogo também tem mercado de trabalho em empresas, em setores de ensino e pesquisa, seleção, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Há crescente atuação em trabalhos e projetos de caráter comunitário e de difusão artística, principalmente em organizações não-governamentais, em áreas de saúde e afins, como: hospitais, etc.

Estrutura Curricular do Curso 

(P102) PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 1º Per. 72  
(P101) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 1º Per. 72  
(P104) TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO 1º Per. 72  
(P106) LÍNGUA PORTUGUESA 2º Per. 72  
(P107) METODOLOGIA CIENTÍFICA 2º Per. 72  
(P109) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL 2º Per. 72  
(P108) PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA II 2º Per. 72 (P102)
(P110) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2º Per. 72  
(P114) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: FUNDAMENTOS PROCESSOS E MÉTODOS 3º Per. 72  
(P113) DIDÁTICA E PLANEJAMENTO 3º Per. 72  
(P115) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 3º Per. 72  
(P111) PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA III 3º Per. 72 (P108)
(P112) POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 3º Per. 72  
(P119) CURRÍCULOS E PROGRAMAS 4º Per. 72  
(P118) DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM ESCOLAR 4º Per. 72  
(P120) JOGOS, RECREAÇÃO E EDUCAÇÃO 4º Per. 72  
(P116) PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA IV 4º Per. 72 (P111) (P102) (P108)
(P117) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4º Per. 72  
(P121) EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO 5º Per. 72  
(P125) ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 5º Per. 72  
(P123) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA 5º Per. 72  
(P122) FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO 5º Per. 72  
(P124) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL 5º Per. 72  
(P143) LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS 5º Per. 72  
(P126) ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 6º Per. 72 (P125)
(P127) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 6º Per. 72  
(P128) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES 6º Per. 72  
(P129) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA 6º Per. 72  
(P130) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 6º Per. 72  
(P131) LITERATURA INFANTO-JUVENIL 6º Per. 72  
(P132) EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS 7º Per. 36  
(P133) ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA 7º Per. 36  
(P134) ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 7º Per. 90 (P126) (P125)
(P137) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS 7º Per. 72  
(P136) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAçãO FíSICA 7º Per. 72  
(P135) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA 7º Per. 72  
(P138) FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS 7º Per. 72  
(P139) EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 8º Per. 72  
(P140) ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 8º Per. 72 (P134)
(P143) POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA 8º Per. 72  
(P136) RELAÇÕES HUMANAS 8º Per. 72  
(P144) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC 8º Per. 72  

 

 

 

DETALHES